domingo, 21 de setembro de 2008


VEJAM O QUE DESCOBRI NA REVISTA RECREIO DE 2003.
AS HISTÓRIAS DOS MATERIAIS QUE USAMOS TODO DIA NA ESCOLA.

PAPEL

JÁ IMAGINOU FAZER A LIÇÃO EM PAREDES DE CAVERNAS, PEDAÇOS DE COURO, MADEIRA OU ARGILA? POIS, ANTES DE INVENTAREM OS CADERNOS, AS PESSOAS DESENHAVAM E ESCREVIAM NESSES MATERIAIS. DEPOIS OS CHINESES INVENTARAM O PAPEL FEITO COM FIBRAS DE ALGODÃO, QUE FOI APERFEIÇOADO ATÉ SURGIR O PAPEL DE CELULOSE. ASSIM FOI POSSÍVEL PRODUZIR FOLHAS EM QUANTIDADE. COM A UNIÃO DE VÁRIAS DELAS CRIARAM O CADERNO, QUE LEVOU UM TEMPÃO PARA GANHAR CAPAS BONITAS E COLORIDAS.

LAPÍS

OS INGLESES FORAM OS PRIMEIROS A USAR A GRAFITA, UMA PEDRA MACIA, PARA ESCREVER. ELA ERA CORTADA EM PEDAÇOS E EMBRULHADA EM PELES DE CARNEIRO. DEPOIS, PASSARAM A COLOCÁ-LA ENTRE DUAS TABUINHAS, PARA FACILITAR A ESCRITA. HOJE, NO MEIO DO SEU LÁPIS, HÁ UM POUCO DE PÓ DE GRAFITA MISTURADO COM ARGILA E ÁGUA. COM O MESMO TIPO DE MATERIAL SE FAZ A GRAFITA FINA PARA AS LAPISEIRAS. PARA FAZER O LAPÍS DE COR, ENTRAM MAIS DOIS INGREDIENTES NA RECEITA: TINTAS E CERAS.

BORRACHA

E SE VOCE TIVESSE DE USAR MIOLO DE PÃO PARA APAGAR? ACREDITE, ERA ASSIM QUE OS ALUNOS FAZIAM ANTES DA DESCOBERTA DA BORRACHA. O MATERIAL JÁ ERA CONHENCIDO, MAS FOI SÓ EM 1770 QUE UM CIENTISTA PERCEBEU QUE PODIA SERVIR PARA APAGAR GRAFITE. AS BORRACHAS ATUAIS APAGAM DESGASTANDO O PAPEL. ALÉM DISSO, O GRAFITE GRUDA MAIS NA BORRACHA QUE NO PAPEL E, POR ISSO ELA VAI FICANDO SUJINHA COM O USO.

TESOURA

NA ANTIGA ROMA, ASSIM COMO NA CHINA, NO JAPÃO E NA CORÉIA, OS ARTESÃOS USAVAM TESOURAS DE FERRO OU DE BRONZE PARECIDAS COM AS DE HOJE. ELAS ERAM MUITO CARAS, FEITAS A MÃO E TINHAM MUITOS ENFEITES. AS PESSOAS SÓ DESCOBRIRAM COMO ERA ÚTIL TER TESOURAS EM CASA NO SÉCULO 16, QUANDO SURGIRAM MODELOS MAIS BARATOS. AS TESOURAS PEQUENAS E SEM PONTA FORAM FEITAS PARA SE ENCAIXAR NA MÃO SEM PERIGO DE MACHUCAR NINGUÉM.

TINTAS

AS PRIMEIRAS TINTAS, USADAS PELO HOMEM DAS CAVERNAS, ERAM FEITAS COM PÓ TIRADO DE PLANTAS, ANIMAIS E MINERAIS. O LARANJA, POR EXEMPLO, VINHA DE MOLUSCOS. JÁ O VERMELHO ERA FEITO DE UM INSETO CHAMADO COCHONILHA. COM O TEMPO OUTRAS CORES FORAM DESENVOLVIDAS A PARTIR DAS PEDRAS, COMO A ARDÓSIA E O LAPÍS-LAZÚLI.

Um comentário:

ATEFAR disse...

A revista Recreio tem ótimas dicas de curiosidades. Quando fiz estágio em uma escola de ensino fundamental, usei-a como ferramenta em algumas aulas.

Obrigada pela visita em meu Blog.
Abraços,
Nice.