sexta-feira, 12 de setembro de 2008

Sudoku, por vezes escrito Su Doku, é um quebra-cabeça baseado na colocação lógica de números. O objetivo do jogo é a colocação de números de 1 a 9 em cada uma das células vazias numa grade de 9×9, constituída por 3×3 subgrades chamadas regiões. O quebra-cabeça contém algumas pistas iniciais. Cada coluna, linha e região só pode ter um número de cada um dos 1 a 9. Resolver o problema requer apenas raciocínio lógico e algum tempo. Os problemas são normalmente classificados em relação à sua realização.
Meu filho de 6 anos ganhou alguns exercícios de Sudoku, e após diversas explicações ele conseguiu realizar alguns exercícios sem dificuldade, então pensei...bem ele só tem 6 anos é claro que ainda não tenha um raciocínio lógico apurado.
Apliquei o mesmo exercício em uma menina de 14 anos que cursa 0 8º ano, ela não conseguiu realizar os exercícios além de demorar muito, pensei em preguiça, mas ela depois de um tempo entendeu o jogo e sua dificuldade era então em pensar e dizia que pensar dói.
Pergunto à vcs professoras, quando se começa a treinar as crianças para que tenha um raciocínio lógico, será que estamos ensinando nossas crianças a pensar, a exercitar a mente?
Segue alguns SUDOKU, espero que gostem.




Nenhum comentário: