COGNITIVA
A mais cultuada na educação. Ela está relacionada com a forma racional e estruturada do conhecimento. Por décadas, os educadores só olharam para esta dimensão da aprendizageme, muitas vezes, confundiram-na com o próprio conteúdo das ações pedagógicas.
Sabemos que a cognição é fundamental para a aprendizagem humana. No entanto, ela vai além do conteúdo frio, racional e estanque proposto em diversas salas de aula de nosso país. Uma visão mais atual e completa da dimensão cognitiva abarca as relações, as coordenações e as ações que o ser humano realiza em sua vida. Os domínios cognitivos anglobam as distinções, as operações, os comportamentos, os pensamentos e as reflexões. Por isso, a observação da cognição prática educativa deve incluir o domínio das ações (o saber fazer).
AFETIVA
É a mais importante para a Educação Infantil. Ela é fundamental porque as emoções perpassam
todo tipo de interação humana. Não possuímos um botão para ligar ou desligar nossas emoções - elas estão sempre presentes em nossas vidas.
Seja de forma direta ou indireta, a dimensão afetiva permeia e estrutura as outras dimensões do nosso ser. Até a dimensão cognitiva é permeada pela afetividade. Por causa desses fatores, precisamos valorizar a dimensão afetiva em todas as nossas ações pedagógicas, a fim de favorecer as relações interpessoais e intrapessoais dos alunos, enriquecer suas interações e, consequentemente, facilitar seus aprendizados.
PSICOMOTORA
Abrange as relações corporais e motoras que o homem estabelece com o ambiente e com outros seres. É um aspecto fundamental durante a infância porque, até os 6 ou 7 anos de idade, ela representa a principal via de expressão da criança. Se não valorizarmos a Psicomotrocidade, estaremos influenciando negativamente as outras dimensões humanas. Trabalhando a dimensão psicomotora na infância, estaremos pontencializando a aprendizagem, o comportamento, a cognição e a afetividade. Logo, a Educação Infantil fundamenta-se em atividades psicomotoras e oferece as condições necessárias para que as outras dimensões possam progredir. Quase todas as ações propostas à criança envolvem o corpo, o movimento e a motricidade. A dimensão de fé e crenças não é menos importante para a aprendizagem. No entanto, ela foi negada pela ciência clássica e pelos teóricos da Educação durante muito tempo.
Devemos observar e respeitar a dimensão de fé e crenças sempre presente nas relações do indivíduo com sua aprendizagem. Valorizar e aceitar as diferenças culturais de cada educando significativa colaborar para sua aceitação social, suas interações e o seu aprender.
TODO PONTO DE VISTA É A VISTA DE UM PONTO
"Ler significa reler e compreender, interpretar. Cada um lê com os olhos que tem. E interpreta a partir de onde os pés pisam.
Todo ponto de vista é a vista de um ponto. Para entender como alguém lê, é necessário saber como são seus olhos e qual é a sua visão de mundo. Isso faz da leitura sempre uma releitura.
A cabeça pensa a partir de onde os pés pisam. Para compreender, é essencial conhecer o lugar de quem olha. Vale dizer:como alguém vive, que experiências tem, em que trabalha, que desejos alimenta, como assume os dramas da vida e da morte e que esperanças o animam. Isso faz da compreensão uma interpretação.
Sendo assim, fica evidente que cada leitor é um co-autor. Porque cada um lê e relê com os olhos que tem. Porque compreende e interpreta a partir do mundo que habita."
Leonardo Boff
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