domingo, 31 de agosto de 2008


CONVERSANDO COM ALGUMAS MÃES PERCEBI QUE NEM TODAS CONHECIAM REALMENTE OS FATORES QUE INTERFEREM NA LEITURA E NA ESCRITA DE NOSSAS CRIANÇAS ENTÃO AQUI VAI UM BREVE RESUMO E ALGUNS ESCLARECIMENTOS


* DESENVOLVIMENTO MENTAL;

* CONDIÇÕES FÍSICAS (VISÃO, AUDIÇÃO, DESNUTRIÇÃO);

* EQUILIBRIO EMOCIONAL;

* AJUSTAMENTO SOCIAL;

* IMATURIDADE GERAL;

* DISLEXIA (DISTÚRBIOS NA LEITURA E NA ESCRITA A CRIANÇA COMEÇA A TROCAR UMA LETRA POR OUTRA, UM SOM POR OUTRO, E ESTA DIFICULDADE É LEVADA PARA A ECRITA);

* DISGRAFIA (DIFICULDADE NA ESCRITA, QUANDO A CRIANÇA É CAPAZ DE REPETIR E COMENTAR UM TEXTO, MAS NÃO O ESCREVE);

* DISLALIA (FALAR SEMPRE ERRADO, ATÉ AOS 3 ANOS É ACEITÁVEL, APÓS ELA DEVE SER LEVADA A UM ESPECIALISTA);

* DISARTRIA (ERRA CASUALMENTE, POSSUI PROBLEMAS NA FALA DECORRENTES DE LESÕES NEUROLÓGICAS);

* DISFONIA (SÃO ALTERAÇÕES DA FALA COMO A ROQUIDÃO, E A VOZ FANHOSA, NORMAMLMENTE SÃO CRIANÇAS QUE GRITAM, INQUIETAS E CRIAM UM CALO OU UM NÓDULO NAS CORDAS VOCAIS, ISSO NORMALMENTE OCORRE COM O ADULTO QUE USA A VOZ CONSTANTEMENTE);

* DISFEMIA (GUAGUEIRA, TAQUIFEMIA (ENGOLE SÍLABAS, LETRAS E PALAVRAS, NORMALMENTE VIVEM EM LARES TENSOS COM PAIS ANGUSTIADOS).

ESTIMULAR A FALA DA CRIANÇA DEVE SER META PERMANENTE. O MUNDO VERBAL EM QUE A CRIANÇA VIVE FAZ COM QUE SEJA MOTIVADA A FAZÊ-LO CRESCER. SABEMOS QUE A VOZ TRANSPORTA A MENSAGEM EMOCIONAL, A PALAVRA ACARRETA A MENSAGEM INTELECTUAL.
O HOMEM NASCE COM A VOZ, A PALAVRA DEVE SER APRENDIDA, APRENDENDO A FALAR, O CRIANÇA SE COLOCA REALMENTE DENTRO DO MUNDO.


Um comentário:

Li disse...

Oi Cris...

Lógico que lembro-me de você, fico feliz por vc montar seu blog, adorei...

bjs

Li