MENINAS ESTOU PREPARANDO UM PROJETO LITERÁRIO.
RESOLVI ESCOLHER, ZIRALDO E O SEU LIVRO MENINO MALUQUINHO.
ESTOU POSTANDO MEU TRABALHO POIS GOSTARIA DE OPINIÕES E SUGESTÕES.
Título: Descobrindo o livro e o prazer em ouvir histórias.
Justificativa
Deve-se seduzir à leitura, e não mandar ler. Mandar ler é vacina contra a leitura.
Tatiana Belinky
Objetivo Geral
Fazer com que a criança aprenda a ouvir histórias, e que que aprenda a importância de ler e escrever as suas próprias histórias, que sonhe com seus personagens preferidos, e que encontre o prazer de sorrir, chorar, se emocionar, ter medo e amar ouvindo histórias.
Buscar o prazer e o aprendizado, ampliar o repertório de palavras das crianças.
Objetivos Específicos
Apresentar a biografia e os trabalhos do autor ZIRALDO, Comentar sobre a história, seus personagens e lugares onde se passam as aventuras. Ensinar, incentivar e mostrar a importância de se criar o hábito de escutar histórias, músicas e poesias, favorecendo momentos de prazer em grupo. Enriquecer o imaginário infantil. Favorecer o contato com textos de qualidade, previamente estudados. Valorizar o livro como fonte de entretenimento e conhecimento, ensinando seu manuseio e seus cuidados.
Conteúdo
Interpretação de textos, Leitura, e Artes
Avaliação
Verificar se as crianças ficam atentas a sua fala e às ilustrações. Ver se conseguem comentar a história com os colegas, se respondem às perguntas feitas sobre um livro já conhecido. Observar se conseguem se lembrar se algum título conhecido quando perguntados, se eles solicitam a leitura de algum livro e se eles lembram da história ou o que eles lembram.
Metodologia
1)-Trabalhar a biografia do autor.
a)-explicar o que é uma biografia.Na biografia deve conter os relatos desde o nascimento até os últimos dias de vida (quando o autor faleceu), ou até os dias atuais.
b)-elaborar a biografia individual das crianças com os dados principais, nome, data de nascimento, nomes dos pais, onde mora, o que gosta de fazer nas horas livres, etc.
2)-Buscar informações relevantes, que interessem à criança e que as mesmas possam se identificar com o autor. Levar para a classe o maior número de textos, trabalhos, ilustrações e desenhos do autor. Informar dados sobre sua infância, juventude até os dias atuais, apresentar os diversos personagens e o mais famoso dele.
3)-Livro escolhido O MENINO MALQUINHO, durante a apresentação, dar a devida atenção de que todos consigam ver o livro, destacando as informações da capa (título, ilustração, nome do autor, ilustrador etc.). Fazer uma breve apresentação da história despertando o interesse em escutá-la. Após a leitura do livro, repetir várias vezes para que a turma possa se apropriar da narração, memorizar partes da história e interagir com seu conteúdo. Estar sempre atento às iniciativas das crianças e responder a elas por meio da fala, de gestos e de expressões faciais.
a)-através de desenhos elaborados reforçar a escrita, coordenação motora, a fixação da história e seu personagem principal.
4)- Promover conversas entre as crianças, sobre o que foi lido, avaliar se o conteúdo foi assimilado ou precisa ser revisto. Qual a sensação de usar uma panela na cabeça? Por que você usaria uma? Ouvir as opiniões, tirar fotos da turma e ver suas reações. Reproduzir com as crianças trechos do livro, mas com o uso da panela, aproximar ao máximo o personagem ao aluno.
5)-Conforme a disponibilidade da escola passar o filme, além de uma melhor fixação, atentar aos comentários e analisar o conhecimento adquirido na leitura e na apresentação do filme. Enviar em dias alternados o CD com a história para que as crianças assistam com seus pais em casa, reforçando a parceria escola/família. Solicitar que os pais reescrevam a história com seus filhos.
6)-Disponibilizar os livros em diferentes momentos da rotina. Promover conversas, rodas de músicas, realizar perguntas e descrições, destacando os personagens e retomando as partes que as crianças mais gostaram.
7)-Junto com as crianças reescrever o final do livro, pedir que ilustrem a história proposta por elas, estimular o imaginário para as possibilidades das diversas situações que o herói poderia estar vivenciando.
8)-Confeccionar uma pasta individual, com todos os trabalhos realizados sobre o tema. Elaborar um livro onde todos em conjunto possam participar de um novo final, onde as próprias crianças serão seus autores e ilustradores, dar a elas a sensação de já serem futuros escritores.
9)-Em cada etapa realizar avaliações do grupo como um todo, dos trabalhos em grupo e individual, traçar o perfil da criança como leitor e ouvinte. Registrar através de vídeos e fotos todo o processo de criação e desenvolvimento.
10)-Para o término do projeto a apresentação para os pais do lançamento do livro e exposições dos trabalhos feitos em sala de aula, vídeos e fotos.
aguardo comentários......
Um comentário:
Adorei este Projeto, ainda mais que a biblioteca da minha escola se chama "Menino Maluquinho".Parabéns ! Excelente trabalho!
Postar um comentário