quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

MEU PROJETO PEDAGÓGICO

APRESENTAR ÀS CRIANÇAS DIFERENTES DINÂMICAS QUE AS FAÇAM VIVENCIAR A DEFICIÊNCIA DE UM DOS ÓRGÃOS DOS SENTIDOS.

DE OLHOS VENDADOS

Dividir as crianças em duplas. Vendar uma de cada equipe com um retalho de tecido, e orienta-la a caminhar pela classe (ou escola) em companhia do colega, que servirá como guia. Quando cumprirem o percurso, eles deverão trocar de papel. Propor uma roda de conversa para discutir a atividade. Questionar as dificuldades ou facilidades, e como seria realizar percursos maiores. Abordar os recursos utilizados como o cão guia e o alfabeto em braile, e mostrar que pessoas cegas ou com pouca visão, podem ter uma vida igual à das outras, e ressaltar a importância do auxílio ao próximo.

COMUNIQUE-SE

Solicitar aos alunos que inventem uma forma de comunicação que não seja falada nem escrita, mas que utilize, apenas gestos, olhares e expressões faciais. Formar grupos, a turma deverá ficar em silêncio, e, um de cada vez, dará alguns comandos por meio de mímicas. Após a tarefa propor uma roda de conversa para ouvir o que cada aluno sentiu, o que seria não falar nem escrever, se conseguiram se expressar através dos gestos feitos e se o outro o compreendeu. Façamos eles perceberem a importância da comunicação não verbal.

MÃOS QUE FALAM

Apresentar aos alunos os sinais da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), entregar uma cópia do alfabeto, explicar que esta é a língua adotada pela sociedade para ajudar os surdos a se comunicar, e que ela pode ser aprendida por qualquer pessoa que esteja interessada. Ela é formada por todos os componentes pertinentes ás línguas orais, como gramática, semântica e sintaxe, preenchendo, assim, os requisitos científicos para ser considerada um instrumental lingüístico de poder e força. Foi na década de 60 que esses sinais foram estudados e analisados, passando ocupar o status que tem hoje.

BRAILE

Explicar que o BRAILE é um sistema de leitura através do tato inventado pelo francês Louis Braile que perdeu a visão aos 03 anos de idade. Por este método, a partir dos 6 pontos salientes, é possível fazer 63 combinações, que representam letras simples e acentuadas, pontuações, algarismos, sinais algébricos e notas musicais. Tire cópias dos moldes das letras e dos números, entregue ao aluno, faça-os pintar as bolinhas escuras com tinta relevo, esperar secar. Em seguida de olhos fechados, as crianças devem descobrir qual a letra ou número estão tocando. Trabalhar até quem sabe conseguirem formar sílabas. Ao final da atividade, perguntar se já haviam visto em algum lugar esses sinais, como em elevadores, livros, máquina de escrever.


Dedico esta minha pesquisa a minha querida amiga JACKI.

5 comentários:

Anônimo disse...

Oi amiga, luz e paz!!!
Viemos conhecer seu espaço atraves do Brincando no Oasis e tudo aqui me encantou, pois sou professora, apesar de meu blog não está direcionado para o ensino, e sim para a poesia. Amei tudo aqui e estou linkado ele ao nosso, para voltar outras vezes e ler com calma.
Tenha um final de semana de paz e um ano maravilhoso, muito amor, paz e alegrias em sua vida.
Convido-a a conhecer meus espaços, este aqui e o outro no endereço http://fasciniusangels2.zip.net/, será um prazer receber vc em ambos.
Beijos em seu coração

Cíntia Maciel - SusPIRANDO Poesia disse...

Oi !
Como vão as coisas ?
Só passei para ver as novidades e te desejar um ótimo abençoado final de semana ;D

***** AMIGOS SÃO FLORES EM NOSSO JARDIM !*****

Beijos

Cereja Educação disse...

Amiga do meu coração!
Estou de BLOG novo.
E para comemorar, fiz um selinho especialmente pra vc.
Passe lá e pegue o seu.
Estarei esperando sua visita e Tb seu comentário/recadinho!
Bjimmm

WWW.educandocomcarinhoo.blogspot.com

Fabíola Fachetti disse...

Oi minha linda!!!
Tem um presentinho especial no meu blog pra vc!!!
Pegue e leva pro seu blog, pois foi feito com muito amor!!!
Bjim da Tia Fabiola

Anônimo disse...

amei o projeto Cris.......parabéns!!
bjos!!!