terça-feira, 4 de novembro de 2008

O QUE NÃO PODE FALTAR

NA CRECHE
BRINCAR- Por que trabalhar?
Apesar das brincadeiras serem atividades livres e espontâneas, ela não é natural, mas uma criação da cultura. O aprendizado da brincadeira não se dá por meio das interações e do convívio com os outros. Brincar é desenvolver a imaginação e isso é uma habilidade.
LINGUAGEM ORAL- Por que trabalhar?
Qdo uma criança pequena, grita, chora, berra ela quer se expressar pois tem uma itenção, mesmos os que não falam muito estão participando da atividade comunicativa. Para que linguagem oral se desenvolva, cabe ao professor reconhecer a intenção comunicativa dos gestos e os sons, respondendo a eles, e promover a interação no grupo.
MOVIMENTO- Por que trabalhar?
O movimento é a linguagem dos pequenos e daqueles que se comunicam com palavras. O pensamento é simultâneo ao movimento, por isso as crianças não ficam muito tempo sentadas ou quietas, evitar que se mexam é o mesmo que impedi-los de pensar. Quanto mais o professor incentivar os movimentos, maior será o aprendizado.
ARTE- Por que trabalhar?
A música e as artes visuais são 2 meios de os pequenos entrarem em contato com o que ainda não conhecem. As linguagens se misturam com um objeto, como um giz de cera que podemos desenhar, pintar e batucar. Quando se participa desta atividade desenvolve-se a capacidade cognitiva.
IDENTIDADE E AUTONOMIA-Por que trabalhar?
Enquanto adquirem condições para realizar ações, as crianças começam a saber das consequências de suas escolhas. Autonomia e identidade se desenvolvem simultaneamente e, mesmo num ambiente coletivo, é preciso dar atenção individualizada às crianças.
NA EDUCAÇÃO INFANTIL
BRINCAR-Por que trabalhar?
É uma fase de ampliação do universo de informações e o meio de processar e assimilar tantos assuntos, enfim, entender o mundo é brincar de faz-de-conta.
LINGUAGEM ORAL-Por que trabalhar?
É preciso trabalhar diariamente com base em diferentes temas, contextos e interlocutores.
MOVIMENTO-Por que trabalhar?
A criança se torna mais ciente de si, conhece mais o corpo e ganha competência para atuar no mundo.
ARTE-Por que trabalhar?
A Música e a Arte exercem forte influência no desenvolvimento da criatividade e da imaginação, nesta fase as 2 linguagens são trabalhadas de forma separada.
LEITURA E ESCRITA-Por que trabalhar?
É um adulto leitor que mostra às crianças o significado da escrita que está nos livros. Quando a criança ouve uma história, ela entra na narrativa e compartilha as sensações do personagem.
Este é um breve resumo da matéria O QUE NÃO PODE FALTAR da revista Nova Escola, edição Novembro.
Creio ajudar as pessoas que como eu estão preparando seus estágios e TCC.

Nenhum comentário: